Essas novelas maravilhosas e suas trilhas sonoras matadoras – Selva de Pedra (1986)

A Selva de Pedra de 1986 foi um remake da versão original de 1972 e, dizem, foi uma das maiores audiências da época. E, pesquisando no Google, achei vários saudosos por aí, pedindo remake ou um Vale a Pena Ver de Novo. O que, ainda bem, a Globo não faz. Porque, convenhamos, ia ser um saco assistir a uma novela de 25 anos atrás, né? Além disso, a memória sempre superestima a realidade. Então, deixemos assim.

Quando meu editor me deu esta pauta, sabia que precisava escrever algo relevante sobre a novela. Só que, vocês sabem, eu era uma criança na época e tinha muitas outras brincadeiras divertidas para inventar ao invés de ficar grudada na frente da TV. Então, sem relevância e sendo sincera, tudo que eu sei sobre a novela:
– me lembro de uma cena da Tássia Camargo tendo uma discussão com um homem, que não me lembro quem, em uma sala  de jantar decorada de acordo com a época. E a Tássia vestia branco.
– a novela foi escrita por Janete Clair, que, aliás, merece todo meu respeito.
– tinha a música Perigo, da Zizi Possi, na trilha sonora. Mas isso, é assunto para o EGS.

A trilha sonora nacional de Selva de Pedra começa aniquilando todo o Sistema Solar: Perigo, da Zizi Possi, é uma balada excelente. A introdução já me despedaça a alma, com o verso Nem quero saber, se o clima é pra romance eu vou deixar correr. Outro destaque é Tudo Bem, do Lulu Santos. O maior guitarrista brasileiro mostra que também é o rei das melodias com essa canção, que também começa com versos definitivos: Já não tenho dedos pra contar de quantos barrancos despenquei/E quantas pedras me atiraram, ou quantas atirei/Tanta farpa, tanta mentira/Tanta falta do que dizer, nem sempre é SO EASY SE VIVER.

Uma música da Blitz que não é muito comentada é Malandro Agulha, que também faz parte da trilha. Lembro muito de cantar o refrão quando era piá, para que alguém estivesse ESCORREGANDO NA MALANDRAGEM (pior gíria): Malandro agulha, ponto cem, ponto cem. E com essa citação, encerro a análise da trilha nacional da novela, para o bem de todos.

A trilha sonora internacional é poderosa, abrindo os trabalhos com I’ll Never Be (Maria Magdalena) da Sandra, um dos expoentes do finado ITALO DISCO. A faixa seguinte é a monstruosa Broken Wings do Mr. Mister (sério candidato a nome de banda mais infame de todos os tempos). Mais uma daquelas baladas que provam que não se faz mais música assim hoje em dia.

The Sweetest Taboo da Sade é outro destaque, com aquela suavidade que só ela tem ao cantar. West End Girls do Pet Shop Boys dispensa maiores comentários. Marco do dance oitentista, com um climão pegado no começo e batida clássica. O lado B começa com uma santíssima trindade: In Between Days do Cure, Nikita do Elton John e Duel do Propaganda. O que dizer, a não ser que essa trilha é uma aula de boa música?

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

9 Respostas to “Essas novelas maravilhosas e suas trilhas sonoras matadoras – Selva de Pedra (1986)”

  1. Natacha Says:

    Queria era econtrar um site pra baixar só as trilhas sonoras! Massa a trilha e os comentários. Lembro bem de ouvir muito disco de novela, Sassaricando tb tem uma trilha matadora.

  2. EGS Says:

    Pois é, Natacha, ainda busco um blog que tenha todas essas trilhas pra baixar.
    Seria lindo!

  3. Fernando CP Says:

    Eu assistia a novela só pra ver a Tássia Camargo de vestido branco…E mesmo assim pirava quando tocava I´ll Never Be (Maria Magdalena) nas cenas de praia no verão… Fica a dica de baixa as músicas independentemente de estarem compiladas por trilha ou não. Eu tenho todas elas, com excessão de Nikita e Sweetest Taboo.

  4. EGS Says:

    Sim, tenho todas as que citei no texto em mp3. Vale muito!

  5. Hanrik Says:

    Pô, tem todas essas trilhas pra baixar no http://www.4shared.com... eu mesmo já baixei todas… valeu !

  6. Wilson TK Says:

    RAPAIZ. eSSA do malandro agulha finalmente alguém lembra. Estava no ginásio. Nessa época garotos podres e os Titãs com cabeça dinossauro eram os agressivos rokeiros. wu preferia um Roupa NOva, Zizi Possi, Guilherme Arantes etc.

  7. barbara Says:

    esta novela e muito massa era bom se passava novamente

  8. renata Says:

    nosas novelas sao engrasadas e com muito estilo e eventos beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Katia Says:

    Eu não tenho saco pra ver as atuais, as dos anos 80 pode reprisar MIL vezes que eu assisto!!!

Deixe uma resposta

