Essas novelas maravilhosas e suas trilhas sonoras matadoras – Ti ti ti (1985/1986)

Já que o EGS me chamou de especialista, vou ter que, pelo menos, tentar me comportar como tal. Mas aviso: o mais próximo que cheguei disso foi quando fiz minha monografia sobre novelas. Foi super divertido, mas o resultado é irrelevante para o resto do mundo. E já faz alguns anos, então, não muda muito.

Hoje o assunto é Ti ti ti, novela que passou na mesma época em que Roque Santeiro, e da qual me lembro vagamente. Confesso que tive que recorrer ao oráculo para me relembrar da trama original. Porque, se me perguntassem, de cara eu ia dizer que tudo que me vinha à mente era Victor Valentin e o batom Boka Loka, que eu queria muito, mas não tinha idade para me maquiar (agora, talvez eu possa ter um, já que rolam burburinhos por aí de que o produto será relançado). Minha rápida pesquisa ajudou, ainda mais depois que resolvi fazer o tema de casa e assistir ao remake que está sendo exibido pela Globo.

A novela mudou, sem dúvida, até porque precisava se atualizar desde sua estreia há 25 anos, e também porque foi misturada à trama de Plumas e Paetês (esta eu não vi, obviamente), além de trazer de volta personagens de sucesso de outras novelas, como o Mario Fofoca, por exemplo. De qualquer maneira, os personagens parecem fieis, mas tudo é mais exagerado. O antigo Victor Valentin, vivido por Luís Gustavo, era muito mais excêntrico do que promete ser Murílo Benício, mas, em compensação, o atual tem um perfil bem mais cômico do que o original. Já Reginaldo Farias, o Jacques Leclair da primeira versão, era bem mais tradicional do que Alexandre Borges no remake.

Mesmo assim, acredito que há chances de ser uma boa novela, hilária como pede o horário das 19h. Porém, eu sempre levo um pouco de medo quando tem a mão do Jorge Fernando, porque, embora eu goste dele, acho que o excesso de barracos, típico das produções dele, tende a cansar o público.

A trilha sonora ainda não foi divulgada, mas dizem por aí – e como se vê na abertura e nas chamadas – que algumas músicas antigas farão parte da nova trilha.

A trilha nacional de Ti ti ti já começa com o tema de abertura, da banda Metrô. Como todo new brasileiro da época, a música é tosca demais. Vale como registro histórico e só. A coisa começa a mudar de figura com Não Diga Nada, do Prêntice (pior nome DE TRABALHO). Na verdade, só fui lembrar da música quando ouvi a trilha e me dei conta que já conhecia, mas numa versão cantada pelo RODRIGO FARO (eterno). Bela canção.

Lobo do Absyntho é outra música new wave, mas é bem melhor do que o tema da novela, ao menos. Troca-troca dos Fevers é outra que esbanja anos 80 a cada nota. Nada Por Mim da Marina é um clássico conhecido por todos, nem que seja na versão original dos Paralamas do Sucesso. O lado B é mais fraco, por isso não destacarei nada. Vamos para a outra trilha, pois.

A trilha internacional começa demolindo o universo, com Lover Why do Century. A prova de que essa música é excelente é o fato de ela estar na coletânea LOVE METAL. Desconheço praticamente todas as bandas dessa trilha, por isso me aterei às que são confirmadas. Hot Shot do Jimmy Cliff é uma aula de sintetizadores e bateria eletrônica, com aquele clima caribenho safado de fundo.  Sade é garantia de MAKE OUT SONG e Hang On to Your Love não é diferente. Rola aquela linha de baixo hipnótica e a guitarrinha marota de sempre.

Does Anybody Know Me do Lipps Inc. (a banda de Funky Town da trilha de Shrek 2, para quem não conhece) é um som disco tradicional, parece até meio deslocada, aqui. Mas é uma boa música, que empolga. E esses são os pontos altos da trilha. Não são muitos, eu sei, mas as próximas trilhas serão cobertas de destaques. AGUARDEM.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

6 Respostas to “Essas novelas maravilhosas e suas trilhas sonoras matadoras – Ti ti ti (1985/1986)”

  1. Paulo E. Santo Says:

    Há novidade na trilha sonora de ti ti ti. Hoje começou a tocar a música Vestígios, autoria e Voz de Jorge Guilherme (www.jorgeguilherme.com.br); que faz sucesso no sul do estado do rio de janeiro e em algumas outras cidades dos Estados de Minas, Rio e São Paulo, mas que ainda não é conhecido pela grande mídia e crítica dos grandes centros.
    Com dois cd’s e um dvd independentes de altíssimo nível e qualidade, reconhecido em sua terra natal (Volta Redonda-RJ) e na Região (Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende, Itatiaia, Barra do Piraí), e uma música (Será) que regravada duas vezes, está pela terceira vez em novelas de outras emissoras (atualmente na trilha de “Uma Rosa com Amor”; merece esta oportunidade: ter finalmente uma de suas músicas, na sua voz, numa novela, especialmente, numa novela de uma das maiores emissoras do mundo, que é a Rede Globo!

    Nós, seus fãs e amigos, esperamos poder dividir o talento do Jorge Guilherme com todo o Brasil; por isso repassamos à todos informações sobre o trabalho autoral dele, afinal, com certeza, quem viu as cenas do personagem “jorgito”, hoje, em ti ti ti, e é do meio musical, deve estar se perguntando, que música é aquela e quem é o compositor e o cantor…

    Agora já sabem: é 100% do JORGE GUILHERME, direto de Volta Redonda para todo o Brasil!!!

  2. Carlos Braga Says:

    Concordo Paulo, esse garoto é um talento, vi todo o site dele com seu texto aqui e a música é maravilhosa. Aqui de SP tamo acompanhando. Vestígios é muito boa música. abraço

  3. Danilo Braz Says:

    Quem sabe o nome da musica de Jorgito em tititi quem souber coloca pra mim por favor muito obrigada..

  4. paula Says:

    tititi sou a sua fan numero1 adoro todos da novela beijo barbara

  5. barbara Says:

    Oi sou a prima da paula adoro voceis eu estou no meu lepitope eu tenho 9ano eu moro em mesquita quero sabe de tudo da novela e de voces beijos para todo amo voces ass:barbara

  6. Joao Carmo Says:

    acho que algumas musicas importantes ficaram de fora e mereciam melhores comentarios, como I’ve been in love before, Cutting Crew, e Lost in Emotion, Lisa Lisa & the Cult Jam, de Mandala, Clouds across the moon, Good times, Give a little love for love, Nothing Rhymed, Gilberto OSullivan (a letra dessa musica e’ incrivel, o mesmo de Alone again, Naturally) de Tititi, Stay the night, Benjamin Orr, O outro e etc…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: